E-commerce como aliado do seu negócio

10/11/2023 - Atualizado

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Lune
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O comércio eletrônico no país, alcançou estabilidade. De forma recorde, o e-commerce brasileiro atingiu faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, com crescimento de 1,6% comparado ao anterior (R$ 258,5 bilhões). Os dados foram levantados pela Nielsen|Ebit.

De acordo com a instituição que fez a pesquisa, as vendas online, mostraram um aumento de 7,9% no número de pedidos e uma queda de 7,5% do ticket médio. No entanto, os números ficam em equilíbrio, pois a baixa do ticket médio se deu pela preferência de aquisição de itens de menor valor. Um fator, consequente da economia nacional que está forçando as famílias a reajustarem seu estilo de vida.

O fato importante, é que ter uma loja online, tem se mostrado eficiente na manutenção de negócios de todos os tipos. Tanto para os momentos de alta de poderio econômico da sociedade e também, pela perda de força econômica social, pois o exercício de compras online, auxiliam o consumidor economicamente, o permitindo pesquisar melhores ofertas entre concorrentes e gerando economia do gasto com logística e tempo para realizar compras.

Por isso, o comércio eletrônico tem sido apontado como a ferramenta essencial do varejo do futuro. Acredita-se que todos os negócios e marcas precisam tem um ponto de vendas online para aumentar seu alcance a clientes, número de pedidos, atender melhor e com mais agilidade as necessidades dos clientes, posicionar melhor marcas, popularizando até a níveis globais a empresa.

Marcelo Osanai, head de e-commerce da Nielsen|Ebit, comenta que a popularidade das compras online é viso como um cenário estável para presente e futuro. “As pessoas realizaram mais compras, mas de itens de menor valor agregado, o que justifica a queda do ticket médio. O resultado é muito importante e consolida o e-commerce como um canal de compras muito popular entre os brasileiros. Após o boom de 2020 para 2021, com alta de 29,8%, o setor se mantém num patamar alto, com previsão de estabilidade”, explica.

Outro ponto importante para ajudar uma marca a digitalizar o seu canal de vendas, são as datas comemorativas. Compras em épocas como Natal, Black Friday, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, podem ser estressantes quando feitas em lojas físicas. Um estudo do Google sobre as preferências de compras na Black Friday por exemplo, apontam um crescimento de 24% de produtos por consumidores brasileiro, indicando seu interesse em efetivá-las por meios digitais.

A pesquisa do Google, ouviu cerca de 1.800 brasileiros das classes A, B e C de todo o país em julho de 2023 e também conseguiu indicar as categorias de produtos mais procuradas por consumidores, como: moda, beleza, eletrodomésticos, celulares e móveis.

Outro dado interessante, na pesquisa realizada pelo Google, é que existem mais de 180 mil possibilidades de jornada de um consumidor para adquirir um produto. Por isso, é fundamental ter mais de uma loja virtual para o seu negócio. Pode parecer loucura se imaginar com mais de uma loja virtual, mas para faturar alto, você precisa ser visto!

Cada tecnologia de criação de e-commerce possui pontos fortes e negativos, o que causam impacto direto na indexação da sua loja e produto. Pro exemplo, algumas plataformas não possuem ferramenta nativa de SEO (Search Engine Optimization - Motor de Otimização de Busca) do Google, o que torna necessário a empresa contratar uma ferramenta especifica, aumentando custos, causando ineficiência de gestão e publicidade e perda de tempo.

Escolha no mínimo 5 plataformas para você ter uma loja virtual. Otimize o seu tempo na criação destas lojas, escolhendo por plataformas que te permitam incluir colaboradores para gestão de sua conta e te entreguem relatórios qualitativos e quantitativos sobre sua vitrine de produtos.

A Loup por exemplo, oferece estes serviços, além de ferramentas para gestão do negócio, vitrine de produtos, indexação com o Google Shooping, SEO, controle de estoque, chat para atendimento a clientes, e até soluções financeiras como antecipação de recebíveis.

O comércio eletrônico foi a indústria que alimentou o mundo durante a pandemia, permitindo nos sentirmos conectados, mesmo com o distanciamento, nos mostrando o quanto ter acesso e liberdade para escolher o quanto e como pagar e ainda, quando receber, pode ser eficiente e amigável ao nosso dia a dia.

Crie sua loja virtual hoje mesmo com a Loup!

Atensiosamente,