10/18/2023 - Atualizado
A Loup é um produto da Stadium GO, uma empresa que apoia a Agenda ONU 2030, estando aliada as metas da ONU correspondentes ao nosso mercado de atuação, com destaque as responsabilidades ESG, do inglês “Enviroment, Social, Governance”, traduzindo, “responsabilidade ambiental, social e de governança.
Nosso cuidado ao meio ambiente, se traduz em garantir que a Loup, possua tecnologia verde para não emitir carbono na atmosfera. Logo ao criar uma Loja Virtual com a Loup, você estará ajudando a proteger o nosso planeta, enquanto cresce o seu negócio!
Em sintonia com a governança, nossa tecnologia blockchain, garante transparência e segurança com transações financeiras registradas e criptografadas! Além disso, temos políticas de KYC e medidas de prevenção contra fraude e lavagem de dinheiro. E para fortalecer ainda mais a governança, oferecemos painéis de gestão abrangendo aspectos financeiros, operacionais e analytics do seu e-commerce. Beneficiando tanto o seu negócio quanto os seus clientes.
Como Causa Social, criamos o programa HER - Helping Entrepreneurs Rise, uma iniciativa de três passos que tem o objetivo de apoiar e fomentar o desenvolvimento de negócios criados por mulheres, as quais hoje empreendem em maioria por necessidade financeira, pois encontram dificuldades em encontrar empregos que as remunerem bem e na mesma proporção que um homem por função exercida.
Com essa necessidade de criar oportunidade financeira, as mulheres são parte marjoritária do empreendedorismo brasileiro. Elas estão à frente de quase metade do total de pequenas empresas do país, um estudo de 2021 realizado pelo Sebrae, apontam que o Brasil possui aproximadamente 10,1 milhões de empreendedoras.
O cenário fica crítico e desigual, quando as mulheres entram no universo do empreendedorismo tecnológico.
O estudo do Distrito em parceria com a aceleradora B2Mamy e a Endeavor, aponta que no Brasil, as mulheres são fundadoras de apenas 4,7% das startups e scale-ups, e quando buscam investimento para abrir ou expandir os seus negócios, recebem apenas 0,04% do capital de risco de fundos de investimentos.
As mulheres que quebram a barreira do preconceito e recebem investimento, ainda continuam em desvantagem competitiva, pois recebem 935 mil dólares de investimento, sendo menos do que a metade do que as empresas fundadas por homens recebem, cerca de 2,1 milhões de dólares.
Um paradoxo que escancara a desigualdade e deficiência de equidade de gênero no mercado, segundo à análise feita pela consultoria estratégica global Boston Consulting Group (conhecida como BCG), apontou que mesmo recebendo pouco investimento, empresas com fundadoras ou co-fundadoras mulheres tendem a ser mais lucrativas, gerando 10% mais receita. Para cada dólar de financiamento, elas geram 78 centavos, enquanto as criadas e gerenciadas homens geram 31 centavos.
Essa disparidade de resultados, teve motivos apontados no estudo que compreendem a resiliência e tenacidade feminina. Por que mulheres ao longo de sua vida, são mais sujeitas a desafios que os homens, as preparando para atuarem com menos medo de inovar e tendo maiores capacidades de: gestão de problemas, projeções financeiras realistas, olhar mais crítico com cuidado na prevenção de riscos para o sucesso do negócio. Além do aspecto humano, uma habilidade avançada de empatia na forma de liderar equipes com mais proximidade e formando talentos.
A Loup compreende que o cenário do empreendedorismo enfrenta desafios desiguais, e criou o Programa HER para dar oportunidade de crescimento à negócios femininos. Mitigando a principal dificuldade que as mulheres enfrentam: o início da jornada de plataforma e financeira da empresa.
1. Ecommerce Gratuito: criação de um e-commerce completo e gratuito na Loup, com acesso estendido a ferramentas e funcionalidades exclusivas.
2. Share de faturamento: cada venda realizada na Loup, de forma automática doará um % da reserva de 11% do faturamento líquido de venda de produtos, mensal da Loup.
3. Capacitação de fundadoras: conteúdos, workshops e mentorias sobre concepção de negócio, produto & scale-up, tecnologias, pessoas e network, pitch e processo de captação de investimento. Podem se inscrever, mulheres empreendedoras em tecnologia de empresas em estágio inicial (ideação, MVP ou que tenha captado investimento anjo/pé-seed recentemente) e com sede no Brasil. Também serão aceitas empresas com até 150.000 reais de faturamento mensal. Serão aceitas apenas fundadoras do negócio, com a limitação de apenas uma representante por empresa. Data de início, a ser divulgada.
4. Equity Crowdfound: as empreendedoras poderão inscrever seus projetos e negócios para receber aporte financeiro de investidores, sejam parceiros da Loup ou ainda, através de oferta de cotas do negócio inscrito, por meio de tokenização junto a SG INVEST (fintech da StadiumGO), captará recursos com investidores no varejo. Participarão desta inciativa, empresas de fundadoras que participarão da etapa de “capacitação de fundadoras” e projetos ou negócios selecionados e validados por um grupo de investidores profissionais, analistas financeiros, embaixadores, marcas e empresas parceiras da Loup.