Dinheiro: A próxima evolução tecnológica

10/19/2023 - Atualizado

Avatar
Leandro Goulart
Imagem de capa do artigo

A evolução que a tecnologia trouxe em nossas vidas num recorte pequeno de pelo menos nos últimos dez anos foi impressionante. Ela nos ajudou a poupar mais tempo, trouxe mais controle para as tarefas do dia a dia e, consequentemente, mais economia em face de toda essa praticidade alinhada.

Se tratando do tema dinheiro, no varejo vimos uma evolução nos meios de pagamento através das maquininhas de cartões. Além de grandes e pesadas, muitas vezes era necessário ter mais de uma pelo fato das empresas atenderem a um tipo de bandeira e/ou forma de pagamento.

Hoje, graças a evolução tecnológica, não só elas diminuíram de tamanho, se tornando pequenas e leves como também estão mais multifuncionais e, podendo até serem usadas como aplicativos no próprio smartphone do proprietário do negócio.

payment metod.jpg

A evolução da tecnológica proporcionou mais flexibilidade para os bancos, o que facilitou a criação de novos meios de pagamento como o PIX.

Ao longo de dois anos de funcionamento, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, revelando a eficiência e grande aceitação popular da ferramenta, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia. De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores transacionados atingindo R$ 12,9 trilhões.

Fonte: https://portal.febraban.org.br/noticia/3860/pt-br/

pixx.jpg

A bola da vez é a evolução tecnológica propriamente do dinheiro, que se trata da digitalização dele através da tokenização que consiste em tornar algo real e de valor em um ativo digital. É como obter um certificado digital de que aquele bem que foi tokenizado é seu.

Um bom exemplo da tokenização e sua transformação de físico para digital são os certificados, tudo aquilo que obtemos como comprovante recebidos por fazer alguma compra, troca, pagamento, entre outras várias atividades no nosso dia a dia. São aqueles comprovantes em papel físico, notas fiscais e até mesmo o próprio dinheiro físico podemos tratar como um comprovante.

Com base no exemplo usado acima, a tokenização vem para digitalizar estes comprovantes de forma prática, segura e mais democrática. Este processo se dá através da Blockchain de forma automatizada e sem intermediário, reduzindo drasticamente o tempo de emissão destes comprovantes. Ativos que já são digitais como, por exemplo, um E-Book, vídeos ou músicas também podem ser tokenizados.

Dentro desta nova era tecnológica da tokenização, segundo matéria publicada pelo Cointelegraph Brasil, o país ocupa a oitava posição no ranking mundial e lidera dentro dos países da América Latina na adoção da tecnologia.

Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/brazil-drops-two-positions-but-maintains-leadership-in-cryptocurrency-adoption-in-latin-america-research-reveals

O país vem sendo pioneiro em muitas frentes na criação em utilidade dos ativos tokenizados e, o DREX (Digital Real X) como é chamado para representar o real físico, traz consigo uma nova oportunidade de ampliação dos negócios no varejo, seja ele físico ou digital.

internet_banking.jpg

Comprar um carro pode ser um bom exemplo das dificuldades que sofremos com as formas de pagamento atuais. O processo de compra hoje pode durar de 3 a 5 dias, devido às etapas de validação da transação que os bancos precisam fazer em detrimento dos valores de negociação mais alto. Com a entrada do real digital (DREX) que traz a segurança dos processos de validação e rapidez que a blockchain permite, estas negociações poderão ser quase que instantâneas.

Podemos esperar que o varejo também se beneficie de tais facilidades de negociação e os empreendedores, sejam eles pequenos, médio ou grandes, possam fazer a manutenção do seu estoque e até ampliação do seu negócio com a criação de novos meios de pagamento e concessão de linha de crédito.

Glossário

DREX: Drex é o real em formato digital, emitido em plataforma digital operada pelo Banco Central (BC). Por isso, falamos que ele é uma moeda digital de banco central (CBDC, de Central Bank Digital Currency, em inglês).

Blockchain: Um registro digital descentralizado e imutável de transações ou eventos, mantido por uma rede de computadores.

Token: Uma unidade de valor digital emitida em uma blockchain que pode representar ativos, participação em projetos ou ser usada para várias finalidades, como votação. Termos que também derivam da palavra Token: tokenização, tokenizar, tokenizado, entre outras derivações.

De olho nas novas tendências tecnológicas, a Loup nasce com o mesmo propósito de facilitar a criação da sua loja online de forma rápida, segura e cheia de funcionalidades úteis para o seu dia a dia. E o melhor, tudo isso integrado direto na plataforma, sem a necessidade de instalação de aplicativos terceirizados e, gratuitamente!

BANNER CHAMADA CRIE SUA LOJA.png